Entrevista com uma Pedagoga Empresarial

domingo, 13 de junho de 2010


Nome: Patrícia Ferreira Aquino Idade: 38 anos Empresa em que trabalha: Banco Safra

1. Quando e em qual faculdade você se formou? O que a fez escolher o curso de pedagogia?
Eu me formei em 1997, na faculdade Sumaré. Escolhi pedagogia porque já possuía o magistério, sofri certa influência por parte da minha mãe que também é professora. Após terminar o magistério eu parei de estudar por um tempo, quando tive meu filho Theo, quando ele fez mais ou menos três anos voltei a estudar, e tenho que admitir que o curso de pedagogia foi a minha escolha pois era um dos cursos mais acessíveis financeiramente, e felizmente, foi ele quem abriu portas para que eu fosse admitida em meu atual emprego.

2. Sabemos que o ramo educacional se desvalorizou muito nos últimos anos. Esse fator te influenciou na escolha de trabalhar em uma empresa?
Realmente a profissão é muito desvalorizada pela sociedade, mas eu sempre soube que o meu perfil não era o ideal para lidar com crianças, embora as adore, não tenho muita paciência. Sempre soube que gostaria de trabalhar com pessoas mais velhas, a alfabetização de adultos foi uma das alternativas que me agradavam, mas o destino “trabalhou” a meu favor, logo após me formar eu senti a necessidade de entrar no mercado de trabalho novamente, então entreguei meu currículo a uma amiga que já trabalhava lá no Safra e logo fui chamada para fazer uma entrevista, comecei como auxiliar de escritório e como sabiam que eu tinha pedagogia ma “encaixaram” no setor de RH.

3. Ao longo da sua formação acadêmica você já partiu para a área empresarial, ou também esteve envolvida no ramo docente?
Então, como já citei foi tudo muito ao acaso em minha carreira; fui contratada como auxiliar de escritório, e uma grande colega me aconselhou a fazer alguns cursos, na época eu nem conhecia o ramo da pedagogia empresarial, afinal este é um ramo que está em ascensão só agora, eu comecei a me aperfeiçoar em outras coisas como informática e línguas. Já na sala de aula eu só estive para concluir meus estágios do magistério e da faculdade.

4. Ao longo de sua carreira na empresa qual foi o seu maior desafio? Você já conseguiu vencê-lo? Aprendeu algo com isso?
Os desafios surgem diariamente, e o RH é um dos setores mais agitados de uma empresa, porque se lida diretamente com os funcionários, que são seres humanos, cada qual com suas peculiaridades. Mas, penso que o meu maior desafio até hoje foi à primeira vez em que um dos funcionários veio até nós para queixar-se de outro colega que espalhava boatos maldosos a seu respeito, quando fomos dispensá-lo, vimos que se tratava de um senhor de meia idade, que estava na empresa a mais de 18 anos, o senhor caiu no choro e entrou em desespero, afinal eu tinha menos de trinta anos e tinha acabado me tornar uma das encarregadas do setor; fiquei muito mal, me sentindo culpada mesmo, mas o que temos que colocar acima e tudo é o bem estar comum entre os colaboradores para que o trabalho flua bem. E este é um desafio contínuo que nos ensina novas lições sempre.

5. Há quanto tempo trabalha nesta empresa? Durante estes anos qual foi a situação que mais lhe chamou a atenção? Por quê?
Entrei como auxiliar em 97, mas com as contratações diretamente comecei em 2002, mais ou menos, no total estou a doze anos no banco.
Lidar com pessoas é sempre imprevisível e agora não vem nada a minha mente que tenha chamado a atenção em especial.

6. Você acha importante que uma pessoa que deseja entrar na área da pedagogia empresarial se atualize sempre? Quais cursos você recomendaria?
Não só neste ramo, mas em qualquer um, é sempre recomendável que a pessoa esteja sempre se atualizando e se aperfeiçoando. Eu mesma a princípio me dediquei a cursos que não tinham tanto a ver com a minha área, apenas depois que comecei a fazer uma pós voltada para o setor de RH, mas penso que hoje em dia o primordial em qualquer área seja um bom curso de inglês e informática.

7. Alguém já te tratou com indiferença ou discriminação por não a acharem capaz, em razão de sua formação no curso de pedagogia?
Depois de formada eu nunca troquei de emprego, e graças a Deus nossa equipe é maravilhosa, e a formação de cada um pouco importa, temos administradores e uma psicóloga também no grupo, o relevante mesmo é a capacidade individual, mas fora de lá sim, afinal ao citar que sou pedagoga todos já pensam em professor, salários baixos, enfim, todos os tabus envolvidos na profissão.


8. Sabemos que dentre as atribuições do pedagogo está treinar e dar palestras aos colaboradores da empresa. Quanto a você quais são suas atribuições?
O Banco em que trabalho é responsável por auxiliar na gestão de várias filiais, então o treinamento dos novos funcionários, as contratações e aprimoramentos são todos realizados lá, mas eu não sou a única responsável por isso, somos uma equipe que busca sempre o melhor para o desenvolvimento da empresa.

9. Após sua formação surgiram muitas propostas de trabalho como você imaginava? Você fez muitas entrevistas?
Eu não imaginava muita coisa, pois estava parada há algum tempo e só entrei na empresa graças à indicação de uma amiga, que hoje nem está mais lá. Para ser admitida passei apenas por uma entrevista. E com a minha busca por novas aprendizagens, fui aos poucos me aperfeiçoando na área e me desenvolvendo em minha carreira dentro da empresa.

10. Como é o seu relacionamento com os demais funcionários da empresa? Você costuma visitar todos os setores com freqüência?
Bem o nosso relacionamento é bom, cada um se ocupa de suas atribuições, é claro que em toda empresa que é muito grande existem desavenças, mas temos relevado isto muito bem até hoje. Quantos a visitar os outros setores, até que não, pois ficamos meio “isolados” em um andar e os colaboradores é quem nos procuram, ou são convocados.

11. A postura da empresa é mais humanizadora? Como vocês lidam com as necessidades dos funcionários?
Procuramos fazer com que os colaboradores tenham todas suas necessidades atendidas; existe uma caixa de ouvidoria, onde eles podem dar ideias, colocar criticas ou sugestões, além disso, agora, há mais ou menos um ano, transformaram a cobertura em um solário, tem árvores, bancos, é um lugar muito agradável, os funcionários têm adorado, podem ir lá e relaxar, respirar um pouco, é ótimo. Penso que com estas pequenas atitudes as empresas, conseguem melhorar muito a qualidade de trabalho de seus colaboradores e com isso aumentar sua produtividade.

12. Como você acha que um pedagogo deve se portar na empresa? Acha que existe um modelo ser seguido, ou é de extrema importância para o mundo dos negócios inovar?
Acima de tudo deve-se ter uma postura profissional e dar conta de todas suas atribuições com competência, e não pode fingir ser o que não é durante uma entrevista, porque não dá para dissimular por muito tempo e sua máscara acaba caindo, além disso, atualmente antes da contratação utilizamos diversas ferramentas que nos mostram a essência das pessoas já nos testes de admissão. É claro que inovar é importante, mas dependendo do cargo que está aberto, a necessidade pode ser por uma pessoa que saiba cumprir e executar ordens, neste caso o mais indicado é tentar ser o mais honesto possível.


13. Você pretende ir mais além, montar sua própria empresa, ou até mesmo mudar o rumo de sua profissão?
Sim, quero continuar me aperfeiçoando, mas no momento estou muito feliz com minha carreira, trabalho em uma empresa na qual eu realmente amo e acredito, além de jamais me esquecer de que eles me deram a chance de voltar a acreditar que eu era capaz de ser uma profissional competente.

14. Você aconselha aos formandos de pedagogia que façam uma especialização para trabalhar com empresas?
Sim, se for este o perfil da pessoa, não podemos nos esquecer nunca de que a carreira, para que se obtenha satisfação pessoal é necessário que se ame e acredite no que faz.

15. Sabemos que cada dia mais a concorrência e o mercado de trabalho estão exigindo pessoas mais bem preparadas, quais são as suas dicas para ir bem em uma entrevista de emprego?
As dicas são: jamais minta em seu currículo, procure se apresentar bem, sempre limpo, penteado, mas sem exageros, e procure ser o mais natural e relaxado possível.




Obs.: Agradecemos a ajuda da professora Leonice, mãe da patrícia que nos ajudou a entrar em contato com ela.
E também a Patricía que nos cedeu sua foto pelo Orkut e foi muito atenciosa com a gente!!!

0 comentários: